segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

VW - JEG


Em 1976, a Volkswagen do Brasil, desenvolveu um modelo para oferecer ao Exercito Brasileiro como veiculo de reconhecimento, mas não foi aceito, e o projeto foi logo abandonado. Deu origem ao JEG, fora de serie fabricado pela DaCunha. O desenho, lembra bastante o VW Typ 181, foi reaproveitado no JEG, embora mais simplificado.
 
 
Embora alguns catálogos de época dêem esse modelo como argentino, o JEG era brasileiro. Lançado em 1978 era fabricado pela Dacunha. O motor era da Brasília, traseiro, com 15 mil cm³ e dois carburadores. Da mesma forma que o Gurgel contava com uma espécie de blocante manual, na verdade era possível travar cada uma das rodas independente da outra. O carro era feito em chapas de aço com carroceria monobloco, ao contrario de seu principal concorrente. A carroceria e toda em chapa dobrada, e pode ser fabricado com uma guilhotina e uma dobradeira. Mesmo assim encontrou dificuldades e deixou de ser produzido ainda na década de 80.
 

 
 



 
Desde a frente, com se pára-choque encimado, no centro, por um guincho manual e protetores de faróis, de forma vertical e filetes verticais, o JEG oferece uma impressão de robustez, que constitui o maior apelo da fabrica para sua comercialização. Quanto ao motor, o Volkswagen 1600 refrigerado a ar, de manutenção simples e de mecânica amplamente conhecida, constitui uma garantia de tranqüilidade por muitos quilômetros, alem de permitir a resposta pronta a todas as solicitações, com potencia suficiente. A tração dianteira do JEG e um projeto exclusivo da Dacunha. Ao lado da alavanca de cambio encontrava-se a alavanca de engate das rodas dianteiras. O JEG tinha tração 4x2 traseira. Tentou-se fazer uma tração 4x4, mas ficou apenas na fase de protótipo. A transmissão e realizada por embreagem monodisco a seco, de acionamento mecânico, cambio de quatro marchas sincronizadas para frente e para a re, com alavanca de mudanças no assoalho. A suspensão e dianteira, independente com duas barras de torção em feixes, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos.
 
 



 


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