Muito se discute qual é o melhor
sistema de alimentação para o motor boxer. No Brasil, o sistema de alimentação
exclusivo do fusca foi por muito tempo o de carburação simples, até a chegada
do "Bizorrão" em 1974.
Muita gente optava, e ainda opta,
pela carburação simples, principalmente nos motores 1300, pelo fato da dupla
carburação supostamente consumir mais. O dono faz um cálculo simples: dois
consomem mais que um! Mas não é assim que funciona... Não no motor boxer.
No final da década de 40, o
Porsche 356, com o motor de apenas 1.100 cm³, já utilizava o sistema de dupla
carburação. Isso porque Ferdinand Porsche e seu filho Ferry, concordavam que
para eficiente alimentação de um motor de cilindros opostos, teria de ser com
um carburador para cada par de cilindros opostos.
Se pensarmos bem, é fácil
analisar o quão superior é o sistema de dupla carburação comparado ao simples.
Para isso, basta analisar e entender o funcionamento do motor boxer. Para que a
gasolina chegue aos cilindros, deve passar pelo coletor, que na carburação
simples é muito longo, cerca de 1 metro. Nesse espaço de tempo, em que a
gasolina passa pelo coletor, perde-se material, pela evaporação e atrito com as
paredes do coletor, chegando a gasolina sem pressão e em menor quantidade aos
cilindros.
Com a dupla carburação é
diferente. Os carburadores ficam posicionados diretamente acima dos pares de
cilindros, tendo o coletor a altura de alguns centímetros, direcionando a
gasolina com pressão e sem perda de material, ocasionando o melhor
aproveitamento do combustível e performance do motor, principalmente nos de
1.600 cm³.
Em síntese, o motor com sistema
de dupla carburação tende a ser mais econômico e potente. Claro, que se o dono
não moderar a aceleração nem cuidar da devida regulagem dos carburadores, tanto
a economia quanto a performance ficam pobres.
Um problema crônico da dupla
carburação, é a regulagem, que deve ser perfeita na mistura ar combustível,
para que os cilindros trabalhem em perfeita sincronia, demonstrando toda a
eficiência e vantagem de sistema.
Para melhorar a
performance do motor boxer, sem aumento do consumo de combustível ou desgaste do motor, a melhor
dica é instalar sistema de dupla carburação, principalmente nos motores de
1.600cm³. Dessa forma, com plena regulagem e técnica do motorista, a diferença
será notável!
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