segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Kit Puma

O “know how” adquirido pela PUMA ao longo de quase duas décadas permitiu que a empresa desenvolvesse kits exclusivos para “envenenar” o besouro ou o próprio PUMA, melhorando sua performance. Chamou essa linha de produtos de PUMAKIT. Os componentes do PUMAKIT permitiam, ainda, o aumento da cilindrada dos motores VW para 1700, 1800, 1900, 2000 e 2100 cm3.

De forma detalhada, o PUMAKIT era composto dos seguintes itens: 
DUPLA CARBURAÇÃO – Carburação 32: para motores com cabeçote de entrada simples de 1.300 e 1.500 cm3; Carburação 32: para motores com cabeçote de entrada dupla, de 1.600 cm3, originalmente equipados com um só carburador; Carburação 40 Simples: PUMAKIT de alta performance para motores cuja potência já foi aumentada por outros componentes do PUMAKIT, como cilindros, pistões, para maior cilindrada, virabrequim de maior curso, comandos de válvulas especiais, etc. Carburação 40 Dois Corpos: PUMAKIT de performance superior ao anterior, indicado para motores de competição, porém com características que permitem a sua aplicação também para o uso diário.
CILINDROS – PISTÕES e ANÉIS – Para poder aumentar a cilindrada do VW, PUMAKIT oferecida três kits de cilindros, pistões e anéis: 85,5mm , 88mm e 92mm de diâmetro.
VIRABREQUINS ESPECIAIS – outra maneira de aumentar a cilindrada de um motor é aumentar o curso do virabrequim. O PUMAKIT disponibilizava virabrequins com cursos de 78,4mm e 74mm, fabricados em ferro nodular, tratados termicamente, com alta resistência à fadiga e balanceados dinamicamente. Em conjunto com os cilindros especiais, permitiam compor motores de 1.699 cm3 a 2.085cm3.
VÁLVULAS, SEDES E MOLAS ESPECIAIS – Para melhorar o grau de enchimento do motor, especialmente para cilindradas acima de 1700 cm3, há necessidade de se aumentar o diâmetro das válvulas de admissão e das de escape. O PUMAKIT oferecia válvulas de admissão de 39mm e escape de 36mm de alta qualidade, vendidas com as sedes e molas especiais de baixa frequência de ressonâncias e carga aumentada para um bom desempenho com os comandos P3, P4 e P5.
COMANDO DE VÁLVULAS – Para permitir o aumento da rotação do motor, além de localizar o par motor (torque) máximo em rotações mais altas, o PUMAKIT oferecida comandos de válvulas especiais de alta qualidade: P1 – levantamento de válvula maior que o normal de série, que aumenta o grau de enchimento do motor, mantendo o par motor (toque) máximo em baixas rotações. Permite um desempenho suave no tráfego, dando, porém, melhoria em altas velocidades (9,2mm). P2 – comando de características semi-esportivas, de bom desempenho em estradas, sem perder a comodidade do tráfego de rua (8,8mm). P3 – comando esportivo, onde há necessidade de manter o par motor (torque) em rotações médias (10mm). P4 – comando esportivo para altas velocidades. P5 – comando esportivo mais atuante que o P3, mas com o par motor (torque) máximo localizado em rotação mais baixo que o P4 (10mm).
BRONZINAS – Para poder aumentar a carga específica das bronzinas dos motores de maior desempenho, PUMAKIT oferecia um kit de bronzinas de biela e centrais calculadas especialmente para esse fim.
BOMBAS DE ÓLEO E CÁRTER SECO – Aumentando o desempenho do moto VW, há necessidade de se lubrificar melhor as bronzinas e esfriar o óleo do motor. PUMAKIT oferecida bomba dupla e radiador  para cárter seco.
KIT DE AJUSTE DA ALTURA DO EIXO DIANTEIRO – kit para permitir o ajuste da altura do eixo dianteiro dos veículos Fusca, Puma e Karmann-Ghia, de acordo com as necessidades e desejos do usuário.
RELAÇÕES DE MARCHAS PARA CAIXAS ESPECIAIS – Aumentando a performance do motor e melhorando a relação peso/potência, relações mais curtas se fazem necessárias. PUMAKIT oferecida um conjunto de engrenagens que permitia atender às maiores exigências dos usuários e competidores de automóveis. As seguintes caixas estavam disponíveis: Caixa 1 – 2,57/1,61/1,24/0,96 : 1; Caixa 2 – 3,07/1,90/1,24/1 : 1; Caixa 3 – 1,74/1,32/1,12/0,96 : 1; Caixa 4 – 2,57/1,61/1,12/0,82 : 1. Existiam, ainda, conjuntos de quarta velocidade avulsos, com as seguintes relações: 1 : 1 – 0,96 : 1,- 0,82 : 1,que permitiam outras formas de combinação.
COROA E PINHÃO – Coroa e pinhão PUMAKIT de 8 : 31 (1:3,875) estavam à disposição para aqueles que necessitavam de maior velocidade final.
INSTRUMENTOS: marcadores de pressão e temperatura de óleo, marca VDO e SMITH’S. 




Fonte: Folder de época da PUMA, com adaptações

3 comentários:

  1. tenho um buggy emi wv 1600 estou realmente com vontade de realizar uma transformação desta como pego maiores informações

    ResponderExcluir
  2. tenho um buggy emi wv 1600 estou realmente com vontade de realizar uma transformação desta como pego maiores informações

    ResponderExcluir
  3. sou proprietário de um buggy emi 1600 wv quero saber a possibilidade de transformação nesses models esposto e informações.

    ResponderExcluir

Fusca mais antigo ainda rodando

E um modelo Käfer 1942 do alemão Otto Weymann O carro de Otto Weyman começou sua vida como um destes veículos militares. De acordo com ...