segunda-feira, 14 de outubro de 2013

VW - Vestido para guerra


Volkswagen Kübelwagen (carro balde/banheira) foi um veículo militar desenhado por Ferdinand Porsche e construído pela Volkswagen durante a Segunda Guerra Mundial para uso pelas Forças Armadas da Alemanha Nazista (tanto a Wehrmacht quanto a Waffen-SS). Baseado no Volkswagen Fusca, foi inicialmente chamado Type 62 (protótipo), mas eventualmente ficou com o número interno de modelo Type 82.
Sua leveza, agilidade e ausência de fluido de refrigeração (evitando o congelamento e ebulição em climas extremos) não demorou para demonstrar sua superioridade em relação aos veículos 4X4 dos exércitos adversários. Enquanto seu chassis e mecânica eram construídos na KDF Stadt (agora Wolfsburg), sua carroceria era produzida pela firma Ambi Budd em Berlin (ironicamente era uma firma americana). O Kübelwagen era para os alemães o que o jipe era para os Aliados.



 





O Volkswagen Schwimmwagen Typ 166 é um genial jipe militar anfíbio que foi largamente utilizado pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.
Além do design genial, destaque para o motor de popa que permite o carro navegar em rios e lagos
A obra-prima foi criada pelo lendário Ferdinand Porsche (1875 — 1951), engenheiro automotivo austríaco que se notabilizou pelos projetos inovadores, e famoso nos dias de hoje pelo desenvolvimento do Fusca.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário