No mercado automotivo o uso deste
sistema não se estendeu por muito tempo, apenas algumas marcas como Porsche e
Volkswagen foram mais longe em seu uso. Este sistema tem como maior
característica sua simplicidade. Não há circulação de água dentro do motor, o
arrefecimento é realizado pelo fluxo de ar que passa por ele durante o
deslocamento do veículo. A temperatura de funcionamento em motores arrefecidos
a ar é maior que em motores arrefecidos a água, por sua vez o óleo lubrificante
acaba por ter um importante papel na troca de calor com componentes internos, o
que motivou o uso de óleos de qualidade e radiadores de óleo para esses motores.
Aletas usinadas no cabeçote garante maior área de contato com o fluxo de ar e
assim um melhor arrefecimento. Embora estes motores atinjam sua faixa de
temperatura de trabalho mais rapidamente, em situações de baixo ou inexistente
fluxo de ar, como paradas em marcha-lenta ou subidas muito longas, o arrefecimento
ficaria comprometido. Isso não ocorre devido ao uso de uma ventoinha, que vem
montada no alternador ou gerador, garantindo o fluxo de ar necessário para o
motor.
Desta maneira da para entender
perfeitamente o movimento que o ar faz quando desliza pela parte superior
e inferior do fusca.Fica mais fácil de entender porque não se deve abrir
a tampa embaixo com o objetivo de refrigerar o motor
Parte do calor não aproveitado é eliminada com os
gazes de escapamento e outra parte é dissipada através das paredes dos cilindros
e dos cabeçotes, que são providas externamente de aletas, cuja finalidade é
aumentar a superfície de irradiação. Os cilindros e cabeçotes são envolvidos
por chapas de folha denominadas “camisas de ar”, que canalizam a corrente de ar
forçada pela ventoinha para as partes mais aquecidas do motor. A ventoinha é montada no eixo do induzido do dínamo e se
aloja em uma carcaça, dentro da qual se encontra também o radiador de óleo do
sistema de lubrificação do motor.
Também a carcaça da ventoinha é provida internamente de pequenas chapas defletoras da corrente de ar.
Cuidados
com o sistema. — A única atenção requerida pelo sistema é o ajuste eventual da
tensão da correia do dínamo, em cujo eixo se encontra montada a ventoinha.
Sistema de ventilação forçada
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