O Gol surgiu a partir da necessidade de se criar um sucessor para o Fusca após a segunda metade dos anos 1970 para enfrentar outros veículos com projetos modernos como Fiat 147 e Chevrolet Chevette.
O projeto BX se deu início em maio de 1975, após Schmidt vencer a resistência da matriz alemã devido aos insucessos dos veículos brasileiros SP-2 e o TL, e retirou inspiração no cupê esportivo Sciroco, que por sua vez, fora baseado no Golf. O nome Gol veio da tendência em que a Volkswagen tinha de dar nomes aos veículos associados a esportes (Polo, Golf, Derby). Assim, este veículo adotou um nome baseado à paixão do brasileiro pelo futebol
Primeira geração 1980
Estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300 apelidado de "Gol Chaleira", devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível. Era disponível em duas versões: Básica e L.
Foi lançada em 1981 a versão com motor 1600, também arrefecido a ar, devido às constantes reclamações de baixo desempenho do motor 1300. A instalação do novo motor 1600 resultou na retirada da Brasília do mercado no ano seguinte. A versão básica passava a se chamar S e a versão L passava a se chamar LS. Por fora, além de novos emblemas, reportagens da época já destacavam que uma das poucas alterações visuais para o Gol 81 eram os piscas traseiros na cor âmbar (apenas em 1980 eles eram vermelhos).
No ano seguinte surgiu a série especial chamada Gol Copa, com rodas de liga leve, para-choques na cor do veículo, forração especial, faróis de neblina e outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol deste ano.
A produção do Gol BX perdurou até o fim de 1986. As versões do Gol que utilizavam o motor arrefecido a água tinham a denominação S ou LS, tendo variações de acabamento. Esse foi o último ano com a opção do Gol refrigerado a ar
Volkswagen Gol BX 1.6
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Ano
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1985
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Preço
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R$ 3.171 desvalorização
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Procedência
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Nacional
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Garantia
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1 ano
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Configuração
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Hatch
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Porte
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Compacto
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Lugares
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5
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Portas
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2
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Manutenção
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4
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Conforto
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1
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Coeficiente CNW
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0,10
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Ranking CNW
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1915
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Observações
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Motor refrigerado a ar
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Motor
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Instalação
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Dianteiro
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Aspiração
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Atmosférica
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Disposição
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Longitudinal
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Alimentação
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Carburador
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Cilindros
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4 opostos
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Comando de válvulas
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no bloco, engrenagens
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Válvulas por cilindro
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2
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Diâmetro dos cilindros
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Taxa de compressão
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10:1
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Curso dos pistões
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Cilindrada
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1584 cm³
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Potência
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51 cv a 4400 rpm
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Combustível
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Álcool
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Torque
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10,5 kgfm a 3000 rpm
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Peso/potência
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15,96 kg/cv
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Torque específico
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6,63 kgfm/litro
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