sábado, 6 de setembro de 2014

Gol BX mais com coração Boxer do Fusca

O Gol surgiu a partir da necessidade de se criar um sucessor para o Fusca após a segunda metade dos anos 1970 para enfrentar outros veículos com projetos modernos como Fiat 147 e Chevrolet Chevette.


O projeto BX se deu início em maio de 1975, após Schmidt vencer a resistência da matriz alemã devido aos insucessos dos veículos brasileiros SP-2 e o TL, e retirou inspiração no cupê esportivo Sciroco, que por sua vez, fora baseado no Golf. O nome Gol veio da tendência em que a Volkswagen tinha de dar nomes aos veículos associados a esportes (Polo, Golf, Derby). Assim, este veículo adotou um nome baseado à paixão do brasileiro pelo futebol


Primeira geração 1980
Estreou com motor carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca, um 1300 apelidado de "Gol Chaleira", devido ao barulho característico proveniente do motor, com a opção da utilização de gasolina ou álcool como combustível. Era disponível em duas versões: Básica e L.



Foi lançada em 1981 a versão com motor 1600, também arrefecido a ar, devido às constantes reclamações de baixo desempenho do motor 1300. A instalação do novo motor 1600 resultou na retirada da Brasília do mercado no ano seguinte. A versão básica passava a se chamar S e a versão L passava a se chamar LS. Por fora, além de novos emblemas, reportagens da época já destacavam que uma das poucas alterações visuais para o Gol 81 eram os piscas traseiros na cor âmbar (apenas em 1980 eles eram vermelhos).
No ano seguinte surgiu a série especial chamada Gol Copa, com rodas de liga leve, para-choques na cor do veículo, forração especial, faróis de neblina e outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol deste ano.



A produção do Gol BX perdurou até o fim de 1986. As versões do Gol que utilizavam o motor arrefecido a água tinham a denominação S ou LS, tendo variações de acabamento. Esse foi o último ano com a opção do Gol refrigerado a ar



Volkswagen Gol BX 1.6

Ano
1985
Preço
R$ 3.171 desvalorização
Procedência
Nacional
Garantia
1 ano
Configuração
Hatch
Porte
Compacto
Lugares
5
Portas
2
Manutenção
4
Conforto
1
Coeficiente CNW
0,10
Ranking CNW
1915
Observações
Motor refrigerado a ar
Motor

Instalação
Dianteiro
Aspiração
Atmosférica
Disposição
Longitudinal
Alimentação
Carburador
Cilindros
4 opostos
Comando de válvulas
no bloco, engrenagens
Válvulas por cilindro
2
Diâmetro dos cilindros
85,5 mm
Taxa de compressão
10:1
Curso dos pistões
69 mm
Cilindrada
1584 cm³
Potência
51 cv a 4400 rpm
Combustível
Álcool
Torque
10,5 kgfm a 3000 rpm
Peso/potência
15,96 kg/cv
Torque específico
6,63 kgfm/litro


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